Páginas

domingo, 29 de março de 2015

La Toilette

A História da Arte apresenta-nos factos acerca das obras. Inserimo-las no seu contexto histórico. Não esquecemos o seu carácter social, cultural e económico. Nem devemos. As obras artísticas são encaixadas (com razão de o serem) na História. Também lhes descobrimos as curiosidades. As qualidades. Os defeitos. Mas, uma das coisas que mais me dá prazer é olhar para uma pintura e ser capaz de lhe atribuir uma diversidade de histórias. Melhor ainda quando as consigo ver interligadas com as minhas. Assim e por alguns motivos, La Toilette de Toulouse-Lautrec, criada na boémia e fascinante Paris do final do séc. XIX, é uma das pinturas com que mais me identifico. A simplicidade e o corpo parcialmente nu sempre me cativaram. Não me interessa se era uma modelo no seu estúdio ou uma prostituta no bordel. Interessa-me, pelo contrário, o carácter quotidiano deste momento. Um momento fotográfico na vida. Na vida dela. Na minha vida. Não interessa. Independentemente dos seus traços rápidos e directos, é uma história que pode ser contada por todos. Vamos tentar?

La Toilette Henri Toulouse-Lautrec 1896

Sem comentários:

Enviar um comentário